13 maio 2012

Dia das Mães - Unaids "Acredite. Faça a sua parte"

Arte: Sujean Rim e Unaids

  
        A história desta campanha começa com você. O mundo vive uma oportunidade extraordinária de mudar o rumo da história. É possível eliminar as novas infecções pelo HIV em crianças até 2015 e assegurar que mulheres vivendo com o HIV permaneçam saudáveis durante a gravidez, parto e amamentação. Imagine bebês nascendo sem o HIV e sorrindo saudáveis nos braços de suas mães. Transformar esse sonho em realidade em todos os lugares do mundo é mais fácil do que se imagina.
       O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais apoia a campanha lançada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) para erradicar a transmissão vertical do HIV (infecção de mãe para filho). A ação busca disseminar informações sobre as formas de se evitar a infecção de mãe para filho durante a gravidez, o parto e a amamentação, em comemoração ao Dia das Mães, dia 13 de maio.
      Em 2009, uma chamada à ação promovida pelo Diretor-executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, obteve muito resultado. A UNAIDS tem um Plano Global (arquivo em pdf). Temos o comprometimento dos líderes mundiais. Mas o relógio não para: sem a sua ajuda não conseguiremos ir de 390.000, em todo o mundo, para zero. Quanto mais pessoas conhecerem essa importante meta e conversarem sobre ela em suas redes sociais ou adotarem a simples ação de enviar um cartão virtual ou de apoiar uma mãe, mais perto chegaremos de acabar com a infecção da mãe para o bebê.
Fácil como 2 + 2 = 4
       Participe da campanha “Acredite. Faça sua parte”. Há quatro coisas muito fáceis que você pode fazer para ajudar a eliminar as novas infecções pelo HIV em crianças e apoiar as mães no mundo todo.
1. Conheça os fatos
      A cada ano, cerca de 390.000 crianças são infectadas pelo HIV em países de baixa e média renda. Todos os anos, chega a 42.000 o número de mulheres vivendo com o HIV que morrem de complicações decorrentes da infecção e da gravidez. Em contraste, o número de novas infecções pelo HIV em crianças e a taxa de mortalidade materna relacionada ao HIV em países de alta renda são praticamente zero. Qual a razão da diferença? Em países de baixa e média renda, um número muito pequeno de mulheres recebe os serviços de prevenção e tratamento para o HIV que as protegeriam e aos seus filhos.
     Em 2011, os líderes mundiais se comprometeram nas Nações Unidas, a eliminar até 2015 as novas infecções pelo HIV em crianças e preservar as vidas das mães. Um novo e ousado plano global foi adotado e várias ações visando a aumentar o acesso e a igualdade estão sendo desenvolvidas mundialmente.
2. Envie um cartão
     Escreva para o mundo. Quanto mais pessoas souberem de nossa meta, maiores as chances de que consigamos atingi-la. Considere a possibilidade de enviar um cartão personalizado para familiares, amigos, redes sociais e representantes governamentais. A Unaids fez uma parceria com Sujean Rim, uma artista super descolada, que criou uma linda série de ilustrações e cartões. É fácil selecionar uma de suas criações ou criar seu próprio cartão. Às vezes, bastam algumas poucas palavras para fazer uma grande diferença.

Envie um cartão virtual agora.

3. Seja nosso Parceiro
     Teremos o maior prazer em conectarmos com você. Você é um ativista em sua comunidade? Tem um blog? Pertence à Associação de Pais e Mestres? Tem conta no Facebook? Faz parte de algum comitê? Realiza campanhas para levantar recursos para crianças? Repasse essas informações entre seus amigos e nas redes sociais para aumentar o conhecimento sobre a transmissão vertical e ajudar a eliminar as novas infecções pelo HIV em crianças.
4. Apoie uma mãe
    Transforme todos os dias em Dia das Mães. No mundo todo, organizações parceiras fantásticas estão trabalhando diretamente com mulheres grávidas vivendo com o HIV para mantê-las saudáveis durante a gravidez, parto e amamentação, assegurando que seus bebês nasçam livres do HIV. Há maneiras fáceis de doar seu tempo, conhecimento e recursos. Alguns dos nossos parceiros à frente dessa tarefa incluem: CARITAS Internacional, Fundação Elizabeth Glaser Pediatric AIDS, Comunidade Internacional de Mulheres Vivendo com o HIV/Aids, Mothers2Mothers, UNAIDS, UNFPA, UNICEF e OMS.
Visite o site da Unaids e saiba mais sobre a campanha (site em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário